Desafios e soluções de trabalho e operações remotos e seguros
O sistema de trabalho com atuação remota foi adotado por milhares de empresas em todo o mundo desde que a pandemia COVID-19 afetou a rotina e a economia global e tornou-se tendência absoluta. Apesar de forte em diversos países, a comparação de números mostra que o Brasil se destaca, já que, de acordo com levantamento da Page Outsourcing, 66,3% dos profissionais brasileiros afirma procurar e optar por oportunidades de emprego que permitam a atuação mista — parcial ou integral.
Seja para operação remota ou o modelo híbrido — com dias presenciais no escritório mesclados a outros em home office —, a preocupação com a segurança de dados é fundamental para as organizações, especialmente porque não há mais controle físico do perímetro da rede corporativa e a visibilidade de acessos e endpoints torna-se mais complexa, o que pode levar a vulnerabilidades severas e resultar em ciberataques e invasões.
Foi o que aconteceu, segundo estudo da IBM, com cerca de 20% das organizações que tiveram quebras de segurança e, 2021 devido a trabalhadores remotos, sendo que e o prejuízo médio de cada um desses incidentes é estimado em US$ 4,24 milhões.
A recomendação para o board empresarial, neste caso, é incluir no planejamento estratégico um plano estruturado em segurança da informação e, consequentemente, a adoção de uma ferramenta específica de conexão remota com monitoramento constante por meio de um time especializado.
Otimizando o acesso remoto
A VPN (Virtual Private Network) é a ferramenta de conexão remota mais utilizada pelas empresas. Ela é um perímetro de acesso livre para os colaboradores que são credenciados para realizar o login.
Além disso, verifica todas as conexões antes de permitir a entrada de um usuário a determinadas pastas ou arquivos.
Entretanto, a VPN pode apresentar vulnerabilidades, uma vez que as empresas têm dificuldade em identificar quantas conexões de suporte remoto ocorrem durante determinado período, bem como o que acontece dentro delas.
Para tal, os times de segurança e TI devem estabelecer uma política rígida, liberando o acesso ao sistema apenas para os usuários que contarem com camada de proteção cibernética à rede, bem como validar se os mesmos estão aptos para acessar a rede corporativa.
A ferramenta Remote Support, da BeyondTrust, permite correção veloz a qualquer tipo de dispositivo remoto que apresente falhas ou riscos. A solução integra as equipes de TI ao suporte técnico especializado, com aumento de produtividade e melhor resposta à experiência digital do cliente.
Para atender às necessidades remotas de cada empresa, respeitando o sigilo e a confidencialidade das informações, a SECUREWAY conta com uma solução voltada para a proteção do perímetro, tornando o acesso otimizado e o trabalho dos times remotos — ou híbridos — mais eficiente e seguro.