Anywhere Operations e as atuais necessidades para infraestrutura e segurança de ambientes CORPORATIVOS
O conceito de “trabalho de qualquer lugar” ampliou os desafios das organizações para oferecer proteção de dados, ativos e dispositivos, além de infraestrutura capaz de proporcionar operações eficientes e seguras aos colaboradores.
O conceito work from anywhere começou a ser difundido com os avanços tecnológicos, como a comunicação sem fio, que proporcionaram o acesso remoto aos sistemas e dados corporativos. A ampla difusão do home office e atuação remota com os recentes acontecimentos globais relacionados à pandemia reforçaram as novas – e atuais – necessidades de estrutura e segurança relacionadas ao conceito de anywhere operations.
Se antes os times de TI eram responsáveis por cuidar de um perímetro físico, com as mudanças, passaram a administrar os dispositivos conectados à rede corporativa localizados em diversos locais. Assim, é indispensável que as empresas façam adaptações e reorganizações para possibilitar essa nova disposição de colaboradores e dispositivos de forma eficiente e segura.
De acordo com a pesquisa Top Strategic Technology Trends for 2021: Anywhere Operations, do Gartner, as organizações que emergiram com maior êxito foram aquelas que tiveram resiliência operacional, com maturidade e prontidão de capacidade digital.
O estudo revela ainda que, até 2023, 40% das organizações combinarão experiências virtuais e físicas, levando ao aumento da produtividade da força de trabalho e do alcance do cliente, evidenciando a importância da anywhere operations.
O que é anywhere operations
Anywhere operations, que em português significa operações em qualquer lugar, descreve um modelo operacional de negócios que alcança clientes, capacita colaboradores e utiliza tecnologias digitais para fornecer serviços e soluções remotos e eficazes.
Ou seja, é uma estrutura de gerenciamento de TI que expande os negócios para além dos limites físicos, suportando e servindo colaboradores, usuários e dispositivos onde quer que estejam.
Ainda de acordo com o Gartner, “a estratégia anywhere operations vai além de habilitar uma força de trabalho com dispositivos móveis e acesso remoto sozinho. Descreve uma organização que aplica tecnologia, estruturas de equipe, processos, habilidades e ferramentas para capacitar uma força de trabalho dispersa, aproveitando-se de uma infraestrutura distribuída para atender a uma base de clientes onipresente”.
De certa forma, a anywhere operations desafia o senso comum de que é preciso estar em um local físico e específico para maximizar o valor e a eficiência dos negócios, bem como para firmar contratos.
Mesmo que a situação já seja uma realidade e que a infraestrutura das empresas, em sua maioria, já tenha se adaptado às concessões de acessos remotos, muitas ainda pecam no quesito segurança:
É de responsabilidade das equipes de TI proteger a anywhere operations: onde as pessoas possam trabalhar com segurança em qualquer local, usando qualquer dispositivo e acessando recursos onde quer que estejam. (Sophos)
Desafios para implementar a infraestrutura e a segurança
Ao passo que as empresas estão focadas em convergência e consolidação das atividades de TI para reduzir a complexidade, aumentar o desempenho e a velocidade, é preciso também olhar a segurança das operações e de cada etapa do processo, minimizando as brechas e os riscos.
“À medida que o perímetro da rede continua a se fragmentar, as equipes e ferramentas de segurança operam mais em silos”. A frase utilizada por Ken Xie, Fundador, Chairman e CEO da Fortinet, explica com maestria sobre a necessidade de ferramentas avançadas e infraestrutura robusta para atender à demanda e proteger estas “partes” de um sistema corporativo com usuários, dispositivos e recursos cada vez mais dispersos – incluindo recursos, dados e aplicativos em nuvem.
Para enfrentar o desafio é requerida uma abordagem integrada. Dados do Gartner preveem que, até 2024, as organizações que adotarem uma arquitetura de malha cibernética ou CSMA – sigla em inglês utilizado para definir abordagem comum, ampla e unificada que estende segurança além dos perímetros corporativos – reduzirão o impacto financeiro de incidentes de segurança individuais em uma média de 90%.
Benefícios da anywhere operations
Sabendo que a anywhere operations é uma tendência que traz vantagens para os negócios, como maior produtividade e redução dos custos operacionais, é preciso combinar a infraestrutura com as soluções de segurança e aproveitar os benefícios completos, tais quais:
• Acesso remoto seguro
Implantar protocolos de segurança rigorosos, como gestão de privilégios de acesso, proporcionam mais segurança aos dados corporativos.
Além dos times de TI conseguirem controlar remotamente um usuário ou dispositivo, bloqueando entradas suspeitas e impactando positivamente os acordos de nível de serviço das soluções.
• Conectividade segura
A conexão Wi-Fi deve ser feita com segurança, independentemente do local onde o usuário esteja.
Uma das ferramentas mais utilizadas é a VPN, que aos poucos vem sendo substituída pelo Zero Trust Network Access (ZTNA), que permite que os usuários se conectem com facilidade aos recursos corporativos de qualquer local, ao mesmo tempo em que aprimora sua segurança, verificando constantemente a identidade e validando a integridade e a conformidade do dispositivo.
• Proteção dos dispositivos
A anywhere operations deve garantir o funcionamento de qualquer dispositivo ou plataforma, incluindo diferentes sistemas operacionais.
Para tal, é recomendado adotar sistemas de segurança que compreendam táticas, técnicas e procedimentos (TTPs) dos ciberatacantes, como a solução EDR (Endpoint Detection and Response), que realiza buscas de ameaças e gerencia todo o ambiente em tempo real.
• Proteção dos recursos
Proteger os dados e cargas de trabalho é essencial para preservar as redes em que os usuários estão conectados, bem como os servidores em nuvem pública, privada ou híbrida.
Contar com a defesa de gateway, que é combinada com firewall, mantém mais seguro tanto os ambientes locais como os baseados em nuvem.
A mentalidade digital é um pré-requisito para a anywhere operations, que fornece uma experiência escalável ao usuário e segura para as empresas. Portanto, requer mudanças na infraestrutura de tecnologia, práticas de gestão, políticas de governança e, principalmente, na conscientização dos usuários.
Para implementar e gerenciar essa estrutura, times especialistas de infraestrutura e segurança são fundamentais, pois combinam as ferramentas e soluções líderes do mercado com o conhecimento do ambiente de cada corporação, além de treinar as equipes internas e apoiar no monitoramento integral das operações.